Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
ERC publica Guia de Boas Práticas para a cobertura informativa de incêndios florestais e outras calamidades
2018/07/19

Normas orientadoras para os órgãos de comunicação social

O Conselho Regulador da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social aprovou, no dia 18 de julho de 2018, um conjunto de normas orientadoras para incentivarem padrões de boas práticas por parte dos órgãos de comunicação social, sob jurisdição portuguesa, na cobertura de incêndios florestais e outras calamidades.

O documento que se disponibiliza integralmente aqui sublinha o papel dos media no alerta e informação ao público e recorda que as práticas jornalísticas adotadas neste tipo de circunstâncias se devem pautar por um tratamento informativo rigoroso e isento, garantindo o cumprimento das normas ético-legais próprias da atividade jornalística e o respeito pelos direitos fundamentais dos visados.

O Conselho Regulador recorda que a cobertura jornalística de incêndios florestais e outras calamidades em programas de informação e/ou espaços de opinião na imprensa, rádio, televisão e internet tem constituído, ao longo dos 12 anos de existência da ERC, matéria geradora de participações dos cidadãos e de análise por parte do regulador.

O presente Guia de Boas Práticas apresenta-se assim como uma forma de perspetivar o futuro e recordar princípios e práticas aplicáveis.

O Conselho Regulador anuncia também que se encontra a preparar uma Diretiva mais exaustiva sobre estas temáticas, para a elaboração da qual espera contar com os contributos de todos os interessados.