Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
ERC retoma ações de literacia mediática junto dos cidadãos
2018/01/29

A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social encontra-se a desenvolver, até dia 19 de abril, em diferentes estabelecimentos de ensino do Distrito de Lisboa e na Hemeroteca Municipal de Lisboa, algumas das suas ações de promoção da literacia mediática. O principal propósito é fomentar o diálogo, o debate e o pensamento livre e crítico em torno de temas que são centrais à atividade de regulação, aos media, e à vida dos cidadãos.

Estas ações de sensibilização/consciencialização são conduzidas por quadros do Departamento de Análise de Media, Núcleo de Biblioteca e Documentação e Unidade de Supervisão da ERC e ocorrem no âmbito do protocolo de cooperação que une a ERC à associação Empresários pela Inclusão Social (EPIS) e no quadro da colaboração com o plano de aprendizagem não formal da Hemeroteca Municipal de Lisboa.

Nestes encontros, a ERC compromete-se a trabalhar quatro vertentes: a descodificação da informação televisiva, as mensagens publicitárias nos conteúdos televisivos, a desconstrução dos reality shows e a literacia e media digitais.

Os estabelecimentos de ensino abrangidos por estas ações são a Escola Secundária Secundária/3º Ciclo D. João V, a Escola Seomara da Costa Primo, a Escola Secundária São João da Talha, a Escola Secundária Braamcamp Freire e a Escola Secundária Pedro Nunes. Nestes casos, as ações ocorrem ao abrigo do protocolo assinado com a EPIS em 2016.

No caso da Hemeroteca Municipal de Lisboa, as ações organizam-se num ciclo aberto ao público em geral e têm entrada livre, mediante inscrição prévia. A primeira ação acontece no próximo dia 1 de fevereiro, a partir das 17h30.

A restante calendarização pode ser consultada aqui.