Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
Relatórios do Pluralismo Político
Relatório de avaliação da Observância do Princípio do Pluralismo Político em 2018

O presente relatório tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação da observância do princípio do pluralismo político nos serviços de programas televisivos do serviço público de televisão – RTP1, RTP2, RTP3, RTPA e RTPM –, e dos operadores privados – SIC, TVI e CMTV-, na programação emitida durante 2018.

Os resultados apresentados neste Relatório sintetizam a observação dos dados analisados com recurso à aplicação dos dois modelos concetuais:

1.O modelo simples contabiliza a presença ou referência das formações políticas nas peças emitidas, sendo consideradas quanto surgem representadas em discurso direto ou indireto ou, sendo alvo de críticas, em que exercem o contraditório. Assim, não são consideradas as presenças em que as formações são apenas alvo de crítica;

2. O modelo ponderado considera, para além das presenças, duas variáveis adicionais: valência/tom com que as formações são representadas e audiência média da respetiva peça. A inclusão destas duas variáveis introduz elementos de ponderação que contribuem para aferir a forma de mediatização das formações.

Para além da leitura associada aos modelos são explorados indicadores complementares, como os temas, as fontes, os protagonistas, entre outros.

2019-12-30131.81 Kb