Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
ERC analisa presença de candidaturas às eleições legislativas regionais na Madeira 2019 em programas de entrevista, debate e artigos de opinião
2020/07/07

Espaços autónomos de informação considerados na televisão, rádio e imprensa portuguesa

A ERC divulgou hoje um Relatório que retrata a presença dos candidatos/representantes às eleições para a Assembleia Regional da Madeira 2019, em entrevistas e em artigos de opinião publicados no Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal i, Observador, Público, Sol, Sábado e Visão, bem como em programas de entrevista e debate emitidos na RTP1, RTP2, RTP3, SIC, SIC Notícias, TVI,TVI24, CMTV e RDP Antena 1, no período da campanha e na fase de pré-campanha eleitoral.

O Relatório foi elaborado pelo Departamento de Análise de Media da ERC, no âmbito da avaliação e acompanhamento redobrados que o regulador realiza à cobertura jornalística em períodos eleitorais, e que permite a partir da identificação das presenças das candidaturas caracterizar a atenção mediática atribuída a cada formação e identificar eventuais situações de desequilíbrio no acesso ao espaço mediático.

Da análise conduzida pela ERC aos 57 artigos de opinião/crónicas identificados da autoria de candidatos/cabeças de lista constata-se que o Diário de Notícias Madeira é a publicação com maior número de artigos (37) e o CDS-PP o partido com maior número de presenças (21), seguindo-se o PS (13). Os jornais Diário de Notícias, Correio da Manhã, Jornal i, Sol, Expresso, Observador, Público, Jornal de Notícias e as revistas Visão e Sábado não publicaram qualquer artigo deste género.

Relativamente a programas de debate, registam-se apenas 3 emissões na RDP Antena 1 e outras 3 na RTP Madeira, sendo dois destes debates televisivos emitidos em exclusivo e um emitido em simultâneo com a RTP3.

No que respeita a entrevistas aos candidatos/representantes das candidaturas, a ERC verificou que o Diário de Notícias Madeira constituiu a publicação periódica com o maior número de entrevistas contabilizadas (17), abrangendo todos os cabeças de lista. Em matéria de serviços de programas de televisão sobressaiu a RTP Madeira com o maior número de entrevistas a candidatos/representantes das candidaturas (16), cobrindo todas as forças políticas com exceção do PCTP/MRPP que faltou por motivos de doença. Na vertente da rádio, a RDP Antena 1 apresenta também 16 entrevistas aos cabeças de lista das forças políticas/partidos, por força da ausência do PDR por razões de saúde. No cômputo geral, o PSD e o PS foram os partidos alvo de maior número de entrevistas (8 cada).

No período considerado, o Diário de Notícias, o Correio da Manhã, o Jornal i, o Público, o Jornal de Notícias, a Visão, a Sábado, a RTP1, a TVI, a TVI24 e a SIC não publicaram quaisquer entrevistas a candidatos/cabeças de lista às eleições regionais da Madeira.

A versão completa do Relatório “Cobertura Jornalística das Eleições Legislativas Regionais da Madeira 2019 – Espaços de debate, entrevista e opinião (Televisão, Rádio, Imprensa)” pode ser lida aqui.