Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
ERC assume coordenação do Grupo do ERGA sobre Efeitos da COVID-19
2021/04/23

Em 2021, a ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social assume a coordenação do Grupo de Ação sobre os efeitos económicos da crise provocada pela COVID-19 (AG2) do Grupo dos Reguladores Europeus do Audiovisual (ERGA).

O AG2 realizou ontem a sua primeira reunião, durante a qual foi apresentado o relatório da ERGA sobre o “Impacto Económico da COVID-19 no Setor Audiovisual 2020”, baseado em informação recolhida a seguir a ser declarado o primeiro estado de emergência, em abril e maio do ano passado. O estudo confirma que, após a declaração da pandemia, os media europeus, sobretudo os de âmbito local e regional, foram severamente atingidos, o que teve efeitos nas suas receitas, sobretudo publicitárias. Identifica-se ainda riscos de saída do mercado, com consequências negativas para o pluralismo.

O Grupo irá prosseguir a coleta de informação e troca de experiências para atualizar o conhecimento sobre os efeitos da situação pandémica no setor e dirigir recomendações à Comissão Europeia. Com este objetivo, o plano de trabalhos compreende a aplicação de um questionário aos meios de comunicação social de cada Estado-Membro, sobre medidas de apoio à economia e empresas, nível de cumprimento de obrigações regulatórias e desempenho financeiro em 2020 e primeiro trimestre de 2021.

Conheça aqui os termos de referência do Grupo sobre o impacto da COVID-19 no setor dos media