Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
ERC condena o ataque informático ao Grupo Impresa
2022/01/12

Comunicado

A ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social repudia veementemente o ataque perpetrado no dia 2 de janeiro contra o Grupo Impresa, que devastou o seu sistema informático e causou a destruição massiva de ficheiros em arquivo, afetando, em muito, a capacidade editorial e o desempenho dos respetivos órgãos de comunicação social. 

Este ato de extrema gravidade não é apenas um ataque a uma empresa em particular, é também um atentado às liberdades de expressão, de informação e de programação, pilares fundamentais da democracia [consagradas nos artigos 37.º e 38.º da Constituição da República Portuguesa e na legislação sectorial específica].

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social manifesta a sua irrestrita solidariedade para com o Grupo Impresa, reiterando a sua confiança nas autoridades competentes no apuramento das devidas responsabilidades.

Tal intolerável ato não impedirá o trabalho legítimo dos meios de comunicação social, essencial na defesa da democracia.

A ERC apela ao Ministério Público e às entidades judiciárias de investigação criminal para que usem do máximo rigor na investigação e ulterior punição dos responsáveis por atos deste tipo.

 

O Conselho Regulador da ERC