Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
ERC integra Grupo de Trabalho do LEME – Literacia e Educação para os Media Em Linha
2021/09/07

A ERC faz parte do Grupo de Trabalho (GT) multidisciplinar responsável pelo LEME – Literacia e Educação Mediática Em Linha, um novo sítio que agrega, organiza e localiza recursos de apoio à educação para os media, em acesso livre, custeado pelo .PT, e que está disponível no endereço https://www.leme.gov.pt/. O lançamento público numa cerimónia oficial está agendado para amanhã, quarta-feira, 8 de setembro, por videoconferência, via Zoom, entre as 15 e as 16 horas, hora de Portugal Continental.

Além da ERC, Direção-Geral da Educação e Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) também em representação do GILM — Grupo Informal sobre Literacia Mediática, o GT é composto por representantes do CENJOR — Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, da agência LUSA, ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa e OBERCOM — Observatório da Comunicação, MILObs — Observatório sobre Media, Informação e Literacia e CECS — Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Público na Escola, da Rede de Bibliotecas Escolares, do Sindicato dos Jornalistas e da Visão Júnior. A título individual, fazem parte do projeto o jornalista e investigador Paulo Pena e o professor e formador Vítor Tomé.

O LEME é um agregador de vários tipos de recursos de literacia mediática (áudios, imagens, jogos, planos de atividades, vídeos), selecionados e organizados pelo GT como ferramenta facilitadora do trabalho de educadores e professores, do ensino pré-escolar ao ensino secundário, para explorar aprendizagens relacionadas com os media. Cada recurso, além de estar hiperligado à sua origem, é apresentado através de uma sinopse que sintetiza informações úteis (temas, objetivos gerais, vídeos e planos de atividade), possibilitando uma ideia do seu potencial e aplicabilidade.

Os educadores e professores são os destinatários preferenciais da ferramenta, mas o GT pretende que o LEME seja explorado por pais e encarregados de educação, alunos, grupos/instituições e cidadãos interessados em realizar atividades de promoção e desenvolvimento da educação para os media e da literacia mediática em diferentes contextos de aprendizagem, formais, não formais ou informais.

O conceito do LEME está alinhado com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, o Referencial de Educação para os Media e o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.

O LEME é uma iniciativa promovida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e pelo Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva. O GT é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

O lançamento implica inscrição prévia em http://tinyurl.com/LEME-Lancamento8set2021, onde poderá também consultar o programa.