Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
ERC participa no Exercício Nacional de Cibersegurança 2022
2022/06/09

A ERC participou, nos dias 8 e 9 de junho, no Exercício Nacional de Cibersegurança 2022 que simulou vulnerabilidades e respostas a ataques informáticos, nos setores da Saúde, Infraestruturas Energéticas e Telecomunicações.

No exercício, a ação do regulador da comunicação social concentrou-se na monitorização da cobertura informativa dos ataques informáticos a hospitais, centros de saúde e laboratórios de análises clínicas e no alerta aos órgãos de comunicação social para a necessidade de observarem escrupulosamente os deveres especiais de proteção da privacidade e intimidade dos cidadãos e reforçarem os procedimentos de verificação de factos, evitando criar ou propagar situações de alarme social e campanhas de desinformação.

No cenário trabalhado, a ERC dirigiu também um apelo aos cidadãos para serem mais cautelosos nos consumos informativos, privilegiarem os conteúdos divulgados apenas por fontes credíveis e evitarem a partilha na Internet de conteúdos de origens não identificadas.

O exercício permitiu também aos responsáveis pela segurança do sistema informático da ERC elencaram os mecanismos internos de reação a possíveis contingências de infeção maliciosa e de sequestro de dados (malware), acesso não autorizado a dados (phishing) e sua retirada (exfiltração). Foi ainda simulada a apropriação dos perfis da ERC nas redes sociais Facebook e Twitter.

Em ações futuras, a Entidade continuará a identificar novas ameaças e a reforçar a sua capacidade defensiva.