Os resultados do primeiro estudo da recepção dos meios de comunicação social em Portugal estão a ser apresentados e debatidos na conferência da ERC, a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian. Trata-se de um estudo sobre usos e consumos de meios de comunicação social, que integra investigações específicas sobre a exposição aos media de crianças e jovens, idosos e imigrantes.
O projecto foi promovido pela ERC e desenvolvido no âmbito do ISCTE por uma equipa de investigadores de diferentes universidades: José Rebelo (coordenador geral do estudo, ISCTE), Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa), Isabel Férin, (Universidade de Coimbra), Maria João Malho (Instituto de Apoio à Criança), Rui Brites (ISCTE) e Vidal de Oliveira (ESCS - Instituto Politécnico de Lisboa).
A promoção desta iniciativa enquadra-se na obrigação estatutária da ERC de "assegurar a realização de estudos e outras iniciativas de investigação e divulgação nas áreas da comunicação social e dos conteúdos".
O Estudo de Recepção dos Meios de Comunicação Social está a ser distribuído em livro aos participantes na conferência da ERC, na Gulbenkian, durante todo o dia.