Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
Estudo sobre a Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos
2011/03/28

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social apresentou no dia 25 de Março, no âmbito do Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania, o estudo “Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos”, desenvolvido para a ERC pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, sob coordenação do Prof. Doutor Manuel Pinto.

Este trabalho constitui um importante contributo no sentido de um melhor conhecimento do sector dos média em Portugal além de corresponder ao cumprimento de um dos objectivos do Conselho Regulador da ERC de apoio à investigação não apenas na área dos conteúdos dos média mas também do lado da recepção.

O estudo procede a um levantamento de projectos, iniciativas, actividades e experiências desenvolvidos nos últimos anos, identificando temáticas e actores e culmina com um conjunto de recomendações e orientações tendentes à promoção da educação para os média no país, com base nos resultados obtidos.

O estudo completa também trabalhos realizados pela ERC sobre o pluralismo e a diversidade nos meios de comunicação social, contidos quer nos seus relatórios anuais de regulação quer em publicações autónomas dedicadas a temas sectoriais como a cobertura jornalística das minorias e das crianças.

Como primeiro diagnóstico realizado a partir do trabalho feito em Portugal na última década, este estudo proporciona um quadro muito completo sobre o actual estado da educação para os média no nosso país. Trata-se de uma primeira etapa que se espera venha a ter seguimento, quer através do aprofundamento de pistas que agora se abrem, quer através de novos contributos, iniciativas e protagonistas.

Disponível para consulta:

Versão PDF do Estudo.

Versão eBook do Estudo. (para navegar entre páginas clique nos cantos do documento)